Um Blog com Vários Assuntos para Você Ler!

Entendendo a Crise 2008

Tudo começou em 2001, com o furo da "bolha da Internet".

Para proteger os investidores, Alan Greenspan, presidente da Reserva Federal Americana, orientou os investimentos para o setor imobiliário. Adotando uma política de taxas de juros muito baixas e de redução das despesas financeiras, induziu os intermediários financeiros e imobiliários a incitar uma clientela cada vez maior a investir em imóveis.

Foi assim criado o sistema das hipotecas subprimes, empréstimos hipotecários de alto risco e de taxa variável concedidos às famílias "frágeis", ou seja, para os clientes apelidados de ninja, do acrônimo em inglês "no income", "no job", "no assets" (sem renda, sem emprego e sem patrimônio).

Na realidade, eram financiamentos de casas, muitas vezes conjugados com a emissão de cartões de crédito, concedidos a famílias que os bancos sabiam de antemão não ter renda familiar suficiente para poder arcar com suas prestações.

Num passo seguinte, os bancos que criaram essas hipotecas criaram derivativos negociáveis no mercado financeiro, instrumentos sofisticados para securitizá-las, isto é, transformá-las em títulos livremente negociáveis - por elas lastreados - que passaram a ser vendidos para outros bancos, instituições financeiras, companhias de seguros e fundos de pensão pelo mundo afora. Por uma razão que se desconhece, as agências mundiais de crédito deram a chancela de AAA - a mais alta - a esses títulos.

Quando a Reserva Federal, em 2005, aumentou a taxa de juros para tentar reduzir a inflação, desregulou-se a máquina; o preço dos imóveis caiu, tornando impossível seu refinanciamento para os clientes ninja, que se tornaram inadimplentes em massa, e esses títulos derivativos se tornaram impossíveis de ser negociados, a qualquer preço, o que desencadeou um efeito dominó, fazendo balançar o sistema bancário internacional, a partir de agosto de 2007.

Também em 2001, após o 11 de setembro, o presidente Bush pediu para que a população consumisse, com medo de gerar uma recessão economica. Desta forma, ele pede para que o FED abaixe os juros, aumente o crédito e facilite financiamentos, gerando assim oportunidades de famílias comprarem casa própria, ou refinanciar o seu imóvel e fazer dinheiro. Isto legitima o texto acima, pois quem autorizou a chancela AAA foi exatamente o presidente Bush.