Um Blog com Vários Assuntos para Você Ler!

DTH (TV Paga via Satélite) na América Latina

DTH na América Latina movimentará US$ 4,6 bi em 2013

Estimativa da Signals Consulting projeta crescimento do mercado puxada pelos múltiplos serviços ofertados pelas operadoras aos assinantes.

Um estudo da Signals Consulting estima que o mercado de DTH na América Latina deve passar dos US$ 4,6 bilhões em 2013 por conta das estratégias de venda de pacotes (bundles) das operadoras.

Segundo a consultoria, em cinco anos, 46,54% dos assinantes terão pacotes que incluem diversos tipos de serviços. Neste período, a participação da tecnologia no mercado de TV chegará a 33% (em 2007, era 22%).

Em 2013, A DirecTV/Sky continuará como líder do mercado com 69% de participação. Já a Telefônica virá em segundo lugar, com 16,5%, seguida pela Telmex, 10,5% de participação. Outros provedores terão 4% do mercado de DTH.O estudo destaca o fato de que não existe um modelo único para promover os serviços de DTH.

Por exemplo, o maior operador de TV paga da América Latina, a DirecTV, alcançou uma posição sólida no mercado se posicionando como inovador em termos de tecnologia e oferecendo conteúdo exclusivo. No primeiro trimestre de 2008, a Telefônica é o único operador de telecomunicações com sua própria plataforma de oferta de DTH em múltiplos mercados. "É só uma questão de tempo antes que a Telmex implemente uma estratégia semelhante em países como México e Brasil, onde controla a operadora incumbent.

Enquanto em mercados como Colômbia, Chile e Peru, onde a Telmex é um player de menor porte, as possibilidades de criar pacotes com DTH são mais reduzidas a nichos de mercado. Conseqüentemente, a Telmex tem que focar no mercado de DTH como forma de complementar sua cobertura de cabo", afirma Carlos Blanco, autor do estudo.

"O anúncio do DTH por operadoras como a Telefônica, Telmex e Oi é uma resposta À necessidade de se ter uma estratégia de Tv paga forte que permite a eles aumentar rapidamente sua base de assinantes. Depois disso, estes operadores começarão a migrar seus clientes de alto valor para redes de IPTV ou redes híbridas de fibra e cabo coaxial (HFC networks) para aumentar o número de servilos contratados por eles", conclui Blanco.

Fonte: It Web