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Notícias de Pernambuco


Diageo inaugura loja conceito em hipermercado de RECIFE (PE)
A empresa detentora de marcas como Smirnoff e Johnnie Walker lança sua primeira loja conceito do Brasil em parceria com o Hipermercado Bompreço, em Recife - PE. O empreendimento Casa dos Destilados leva ao consumidor da região todo portfólio da Diageo além de produtos exclusivos, não encontrados em outras lojas de varejo, como o whisky The John Walker, produzido a partir de um pequeno número de whiskies raros de destilarias que operavam na época de John Walker, no século XIX, com o valor de R$ 10,5 mil. A marca pretende abrir 100 lojas conceito em todo o Brasil, em um prazo de três anos.


Recife ganhará mais um shopping
Recife (PE) ganhará mais um shopping center, com investimento médio de R$ 300 milhões do Grupo Souza Leão, empresa regional que atua nos ramos imobiliário e agropecuário, em parceria com a Lumine, especializada no mercado de centros de compras.
O novo empreendimento, batizado de Shopping Apipucos, será construído às margens da BR-101, na área da antiga Cerâmica Apipucos, entre os rios Capibaribe e Camaragibe. O terreno fica em frente ao Atacadão Extra, na zona oeste de Recife, próximo da Avenida Caxangá e da futura Cidade da Copa.
Cerca de três mil empregos diretos devem ser gerados quando o shopping estiver aberto. O espaço deve contar seis lojas-âncora, 15 megalojas, 181 lojas-satélite, oito salas de cinema e 22 operações na praça de alimentação.


Recife se destaca em geração de emprego
Nos últimos 12 meses, o Recife foi a capital que mais gerou empregos no Nordeste. Entre julho de 2011 e julho de 2012, foram 32.822 novos postos de trabalho. O saldo é ainda quase três vezes maior que o de Jaboatão dos Guararapes, segunda cidade que mais criou empregos formais (9.236) no Estado. O desempenho recifense foi apresentado ontem pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) na comemoração de um ano do Observatório do Trabalho do Recife, sistema de monitoramento de indicadores de emprego, elaborado em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Os números confirmam a vocação do Recife como polo empregador no setor de Serviços, responsável por 61,4% das novas vagas (ver arte ao lado). O destaque é que a construção civil (10.709) encostou no comércio na briga pelo segundo lugar (10.813). A tal ponto que a profissão que mais cresceu na capital pernambucana nos últimos 12 meses foi a de ajudante de obras civis (5.088), seguida por escriturários e auxiliares administrativos (3.259).
O Observatório é um diagnóstico preciso para elaboração de políticas públicas que proporcionem aumento quantitativo e qualitativo de empregos em toda a cidade.


BNB aplica mais de R$ 1 bilhão em Pernambuco
O Banco do Nordeste aplicou mais de R$ 1 bilhão no Estado de Pernambuco no primeiro semestre de 2012, o que representa um crescimento de 2,9% com relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram realizadas 133,2 mil operações de longo e curto prazos.
O grande destaque foi o setor industrial, que recebeu R$ 557,4 milhões, um aumento de 116% com relação a 2011.
Divulgado na terça-feira, 21, com a publicação do Balanço Patrimonial da instituição, o resultado evidencia crescimento de 15,6% no volume de recursos liberados do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que passou de R$ R$ 497,8 milhões para R$ 575,4 milhões.
Também foram registrados incrementos significativos nas operações de microcrédito urbano e rural, que tiveram um crescimento de 23,4%, e no Programa Nacional de Agricultura Familiar – Pronaf, cujos desembolsos aumentaram 17,5% nos primeiros seis meses de 2012, com relação ao mesmo período de 2011.
Para Micro e Pequenas Empresas (MPEs), o Banco disponibilizou o montante de R$ 159 milhões, em quase cinco mil operações.


Moda de Caruaru atrai compradores de Angola, Cabo Verde e Panamá
Compradores de Angola, Cabo Verde, Panamá (duas empresas) e uma trading de São Paulo participam da 14ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, que aconteceu de 22 a 24/08, no Espaço de Eventos do Shopping Difusora, em Caruaru. Eles foram trazidos pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), uma das promotoras do evento.
“No comércio exterior, a intenção de comprar abre-se com a existência de rodadas de negócios. Por isso, estamos querendo dar aos empresários do Polo de Confecções a oportunidade de aprender fazendo, vendo, na prática, que a exportação é possível”, explica Ivone Malaquias, gerente de Apoio ao Comércio Exterior da AD Diper, lembrando que a ideia de trazer compradores de fora surgiu na rodada anterior, tornando-se realidade agora.
A 14ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana pretende, segundo a ACIC,movimentar R$ 22 milhões, alta de 5,16% em relação a agosto de 2011. Com compradores de todo o Brasil – expectativa de 400 convidados chegando a mais de 600 com os espontâneos da região – tem como objetivos fortalecer o estado como polo produtor de moda e vestuário e uma opção de fornecimento para redes varejistas em todo o país. Ao todo, os 120 expositores de Pernambuco colocaram à disposição mais de 4,5 mil itens expostos em oito segmentos: moda masculina, feminina, infantil, jeanswear, bebê, íntima, surf, streetwear e praia & fitness. O evento tem apoio da Aascap, Acit, Aciasur, Acipa, Sindivest, Senac, Sebrae e Prefeitura de Caruaru e coordenação geral do evento da J&B Consultores.


Petrópolis vai investir R$ 600 mi em fábrica no Nordeste
O grupo investirá cerca de R$ 600 milhões na construção de uma nova fábrica no Nordeste, na cidade de Itapissuma, em Pernambuco. A capacidade de produção será de 6 milhões de hectolitros de cerveja por ano, podendo ser ampliada. Em julho, a empresa já havia anunciado a construção de outra unidade em Alagoinhas, na Bahia. Ambas fazem parte da estratégia de expansão da cervejaria, que pretende estar presente em 100% do território nacional até 2020. As novas fábricas também motivarão a abertura de 41 novas revendas do Grupo Petrópolis no Nordeste - 12 em Pernambuco, cinco em Alagoas, sete na Paraíba, seis no Rio Grande do Norte e 11 no Ceará.


CSN reajusta preço do aço entre 4% e 7% a partir de 1º de setembro
A CSN comunicou à rede de distribuição de aço do país que vai reajustar os preços dos seus produtos siderúrgicos a partir do dia 1º de setembro. Os aumentos vão variar entre 4% a 7%, dependendo do produto. As bobinas a frio zincadas devem ter um reajuste de 4%, a bobina fina a frio, de 4,5%, e fina a quente, de 7%. A empresa já reajustou sua linha de folha de flandres, há dois meses, ao redor de 8%.
A companhia controlada por Benjamin Steinbruch é a última das grandes usinas de aços planos do país a dar aumento para o aço no atacado. Usiminas e ArcelorMittal o fizeram entre julho e agosto, nas faixas percentuais de 6% a 7%. Os novos preços dos produtos da Usiminas passaram a vigorar em 1º de julho, com a chapa grossa, carro-chefe da empresa, aumentando 6%. Os reajustes da ArcelorMittal estão em vigor desde o dia 6 de julho.


Investimento em logística deve beneficiar pequenos negócios
O pacote do governo federal lançado neste mês para melhorar a competitividade logística do país deverá beneficiar micro e pequenas empresas (MPE), sobretudo as mais preparadas para atender aos grandes consórcios nacionais e que saibam utilizar os novos modais de logística a serem implantados no país.
O Programa de Investimentos em Logística prevê aplicação de R$ 133 bilhões em nove trechos de rodovias e em 12 trechos de ferrovias. Segundo a presidente Dilma Rousseff, a iniciativa tem o objetivo de reduzir o custo do transporte e tornar a economia mais competitiva.
Para Reinaldo Messias, consultor do Sebrae em São Paulo, o benefício pode vir a curto prazo para as pequenas empresas fornecedoras de serviços como alimentação, vestuário e papelaria; ou então a médio prazo, para os empreendimentos interessados em diminuir o custo do frete.
Entre as dicas para melhorar a competitividade da empresa, o consultor aconselha a qualificação da mão de obra e investimentos em tecnologia da informação, como softwares de gerenciamento, que podem fornecer informações para decisões importantes na empresa.
Segundo ele, o empreendedor tem a obrigação de se fortalecer e o governo está dando um “anabolizante” ao mercado. “É só questão de usar a cabeça, perceber a oportunidade e tomar as decisões necessárias”. A opinião de Messias é corroborada pelo também consultor do Sebrae Jean Fabio de Oliveira, que acrescenta: “a questão da competitividade passa ainda pela adaptação da empresa a novos processos e o desenvolvimento de novos produtos. É a chamada inovação. Os empreendimentos que pensarem assim poderão aproveitar o pacote do governo federal”.


Gastos da classe C com moda em 2012 devem superar A e B em R$ 10 bi
Os consumidores da classe C devem gastar com roupas e acessórios neste ano R$ 10,2 bilhões a mais do que as classes A e B juntas, segundo levantamento do instituto Data Popular divulgado nesta quarta-feira (22).
Os gastos da chamada nova classe média brasileira com moda devem somar R$ 55,7 bilhões em 2012, segundo a pesquisa, o que representa 46% do total. Já as classes A e B devem responder por 37,6% dos gastos, ou R$ 45,5 bilhões, e as classes D e E somará R$ 19,8 bilhões (16,4%) em compras relacionadas a moda.
Atualmente, a classe C representa 53,9% da população brasileira. O Data Popular considera como classe média as famílias com renda per capita entre R$ 291 e R$ 1.019.
Em 2011, os gastos da classe C com moda somaram R$ 52,8 bilhões. De acordo com o estudo, os consumidores da nova classe média ampliaram em 153,2% os gastos com moda em nove anos, de R$ 22 bilhões em 2002 para os R$ 55,7 bilhões previstos para 2012. Itaú
Por regiões, a nova classe média do Sudeste é a que mais gastará neste ano, respondendo por 48% do total estimado. O Nordeste aparece em seguida com 19%, superando o Sul (18%). O Centro Oeste deve contribuir com 7,9% e o Norte com 7,5% dos gastos.
A pesquisa mostra, entretanto, que a população das classes A e B é a que mais consome roupas: 29,3% afirmam comprar alguma peça pelo menos 1 vez por mês ou mais. Na classe C, esse percentual cai para 17%, mas 51% afirmam comprar pelo menos 1 vez a cada 3 meses.


Vendas de itens de perfumaria e higiene pessoal crescem nas farmácias
As vendas de “não-medicamentos” nas farmácias cresceram mais de 20% no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período em 2011. Este grupo inclui também outros itens vendidos nestes estabelecimentos, como chicletes e barras de cereais. Os medicamentos tiveram alta de 17%.
O dado mostra que a procura por itens de perfumaria e higiene pessoal nas farmácias vem aumentando. Segundo Sergio Mena Barreto, presidente da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), os clientes têm procurado produtos mais sofisticados nesses segmentos.
As vendas nas maiores redes de farmácias e drogarias do Brasil cresceram 18,38% em faturamento, no primeiro semestre. A alta superou o crescimento em unidades vendidas, que foi de 8,66%.


Linha de crédito do BB para pessoas com deficiência supera R$ 4 mi
Criada há pouco mais de seis meses, a aplicação na modalidade de crédito do Banco do Brasil que financia a aquisição de bens e serviços destinados a pessoas com deficiência ultrapassou os R$ 4 milhões.
A linha BB Crédito Acessibilidade tem taxa de juros de 0,57% ao mês para quem recebe até cinco salários mínimos ou 0,64% mensais para quem recebe mais de cinco e até 10 salários mínimos. O financiamento pode ser de até 100% do valor do bem ou serviço, com limite máximo de até R$ 30 mil por pessoa e prestações debitadas diretamente na conta corrente. O prazo é de quatro a 60 meses e a primeira prestação pode ser paga em até 59 dias.
O BB é o único banco a oferecer essa modalidade de crédito com recursos do microcrédito. O público-alvo são os correntistas do BB com renda de até 10 salários mínimos e limite de crédito disponível. Importante destacar que é  possível comprar equipamentos para si mesmo ou para ajudar alguém que necessite. Entre os produtos financiáveis estão cadeiras de rodas, impressoras em Braille, adaptações de veículos, andadores e mobiliário acessível.


Acesso à internet no Brasil chega a 83,4 milhões de pessoas
O número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) chegou a 83,4 milhões no segundo trimestre de 2012, segundo o IBOPE Nielsen Online. Esse número representou crescimento de 1% sobre os 82,4 do primeiro trimestre e de 7% sobre os 77,8 milhões do segundo trimestre do ano passado.


Ligações para celulares de SP sem o 9 não são mais completadas
Desde o início do dia, as ligações de longa distância feitas para números de celulares da cidade de São Paulo e outros municípios com código de área 11 que não incluem o nono dígito estão sendo interceptadas e recebem uma mensagem informando a forma correta de discagem.
A medida é mais uma etapa da transição iniciada no dia 29 de julho, quando todos os números de telefones celulares da área 11 receberam o dígito 9 à frente do número antigo, mas chamadas para a numeração anterior ainda eram aceitas pelo sistema telefônico.
A última etapa da transição se encerra em 17 de outubro, quando todas as chamadas realizadas dentro da área 11 marcadas com oito dígitos serão interceptadas, mas não serão completadas. Até lá, a interceptação dessas ligações ocorrerá de forma gradual. Nesse período, as operadoras poderão ou não completar a chamada após a mensagem de interceptação.
O nono dígito deve ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que ligarem para telefones celulares da área 11, independentemente da sua área de origem, inclusive de outros estados.
A área 11 abrange 64 municípios de São Paulo, inclusive a capital. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vai aumentar a capacidade de numeração da região de 44 milhões para 90 milhões de números. Informações da Agência Brasil.


Governo prorroga IPI menor para veículos por dois meses
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira (29) a prorrogação por mais dois meses do corte de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros. De acordo com o ministro, com a medida, o governo deixará de arrecadar R$ 800 milhões nesse período e terá a contrapartida de manter o nível de emprego e redução de preços para o consumidor. Mesmo com a redução, o preço dos automóveis no Brasil chega a ser 106% superior ao registrado em outros países.
O benefício terminaria no dia 31 de agosto e foi estendido até o fim deste ano. A alíquota do IPI para fogões caiu de 4% para 0%. Para tanquinhos, passou de 10% para 0%. Refrigerador deixou de pagar 15% para 5% até 31 de dezembro. Já para máquinas de lavar, o tributo passou de 20% para 10%. A renúncia fiscal é de R$ 361 milhões de setembro até dezembro. Essa desoneração é válida só para produtos de eficiência energética A.
Materiais de construção também tiveram o benefício prorrogado até o fim do ano que vem. O benefício terminaria no fim de dezembro de 2012. A lista é de produtos é extensa. As alíquotas caíram de 15% para 4% ou de 10% para zero. A renúncia fiscal só com esses itens é de R$ 1,8 bilhão para os cofres públicos no ano que vem. Além de renovar, o governo ampliou a lista e incluiu pisos laminados, pisos de madeira sólida e até pisos vinílicos e dry wall. A alíquota do tributo passou de 5% vai para zero. A renúncia fiscal será de R$ 84,2 milhões até o fim deste ano e R$ 3,75 milhões para 2013.


Cimpor já fatura no Brasil o dobro do que vende em Portugal
A cimenteira portuguesa, que já é controlada pela brasileira Camargo Corrêa, confirmou no primeiro semestre a crise do mercado ibérico, mas conseguiu manter no Brasil um crescimento ligeiro dos negócios.
A Cimpor alcançou no primeiro semestre deste ano no Brasil um volume de negócios equivalente a 346 milhões de euros. O crescimento face ao ano passado foi de apenas 1,4%. Mas foi o suficiente para colocar o mercado brasileiro com o dobro do faturamento que a cimenteira lusa obteve no seu mercado doméstico: em Portugal o volume de negócios da Cimpor até junho foi de 173 milhões de euros, menos 12,9% do que em 2011.
Os resultados da Cimpor foram divulgados esta quarta-feira. O grupo, já controlado pela brasileira Camargo Corrêa, destacou o "bom comportamento em Moçambique e no Brasil", mas assume que isso não chegou para compensar a contração dos negócios na Península Ibérica, o abrandamento na China e a deterioração das vendas na Turquia.
No primeiro semestre o registro de imparidades em Portugal e em Espanha levou a Cimpor a um prejuízo de mais de 200 milhões de euros. No mesmo período do ano passado a empresa portuguesa tinha tido um lucro de 138 milhões de euros.
De janeiro a junho o volume de negócios global da Cimpor desceu 5,5%, para 1,08 mil milhões de euros e o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) caiu 15,3%, mas permaneceu positivo em 267,4 milhões de euros.
A Cimpor confia no bom desempenho dos mercados emergentes onde está presente. "No Brasil, apesar de algum abrandamento econômico, é expectável que os eventos que vão ocorrer no país (Mundial de Futebol e Jogos Olímpicos) assim como os programas infraestruturais continuem a suportar o crescimento da procura", avalia o grupo português de capitais maioritariamente brasileiros.


Com BRICs em baixa, MIST surge como novo oásis econômico
México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia despertam a atenção de um mercado frustrado por crise no mundo desenvolvido e desaquecimento nos emergentes
O termo BRICs – sigla que se refere ao grupo de países em desenvolvimento composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, que por uma década foi pronunciado à exaustão como promessa de crescimento e retorno aos investidores, está a um passo de ter um concorrente. O motivo é a ascensão de outro time de emergentes que atende pelo apelido de Mist: México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia (leia um pouco mais sobre cada um).
Esses países crescem mais, passaram nos últimos anos por turbulências econômicas menos profundas e possuem menos burocracia. Em suma, são hoje vistos como um novo oásis num mercado frustrado por perdas na Europa, nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil e na China. Jim O'Neill, presidente do Goldman Sachs Asset Management (GSAM) e criador da alcunha Brics, é considerado o autor, mesmo que involuntariamente, da nova sigla.


Coqueiro agora é marca da Camil
A compra da marca de pescados Coqueiro pela Camil Alimentos foi aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sem restrições. O acordo, fechado em outubro do ano passado, inclui a venda da marca Coqueiro, que pertencia ao grupo PepsiCo, e duas fábricas com capacidade de produção de 25 mil toneladas de pescados enlatados, sendo uma unidade em São Gonçalo (RJ) e a outra em Itajaí (SC). A Procuradoria-Geral do Cade pediu, em parecer, que o caso fosse analisado com mais profundidade, mas o órgão antitruste aprovou o negócio, o que ocorreu em votação em bloco - quando os conselheiros liberam a operação sem discussão em plenário. O valor do negócio não foi divulgado.


Coca-Cola Inicia Ações Visando o Mundial de 2014
A Coca-Cola deu início a uma ação para colher opiniões sobre o mascote oficial da Copa do Mundo de 2014. Os consumidores podem acessar o site da marca e enviar sugestões de “brasilidades” que ajudarão a compor o personagem. A ação utiliza um aplicativo do Facebook para que as ideias sejam enviadas. O objetivo é dar oportunidade para todos mostrarem um pouco da cultura nacional e contribuírem como ícone mais emblemático dos jogos, que ainda não foi revelado ao público.


DIAGEO e Bompreço apresentam primeira loja conceito de destilados do Brasil
A DIAGEO, maior empresa de bebidas alcóolicas premium do mundo e detentora de marcas como SMIRNOFF® e JOHNNIE WALKER®, lança oficialmente no dia 29 de agosto a sua primeira loja conceito do Brasil em parceria com o Hipermercado Bompreço, em Recife - PE. O empreendimento Casa dos Destilados, localizado no bairro de Boa Viagem, leva ao consumidor da região toda a variedade do portfólio DIAGEO, com whisky, vodka, sake, cachaça e rum.
A DIAGEO pretende abrir 100 lojas conceito em todo o Brasil, em um prazo de três anos. Pernambuco foi estrategicamente escolhido para sediar a primeira A Casa dos Destilados por ser o estado brasileiro campeão em vendas de JOHNNIE WALKER® RED LABEL™, segundo pesquisa realizada pelo instituto Nielsen, além da grande expansão econômica por que a região passa. “O mercado brasileiro merecia um local exclusivo para os consumidores que apreciam produtos de alta qualidade. Unimos a força do portfólio super premium da DIAGEO ao amplo conhecimento e experiência em varejo do Bompreço. Estamos certos de que essa união de forças será um grande sucesso”,  afirma Alexandre Boucinhas, Diretor Comercial da DIAGEO Brasil.


Indústria mobiliza empresários para nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional
A Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), está recebendo propostas do setor produtivo sobre Política Nacional de Desenvolvimento Regional. A entidade irá consolidar um documento a ser apresentado na Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, dia 26, na Casa da Indústria, no Recife.
O evento integra uma série de conferências em todos os estados, com desdobramento em uma plenária regional e uma nacional, em dezembro, em Brasília. As sugestões podem ser encaminhadas por email (gilane@ielpe.org.br) até esta quinta-feira (13.9).
As propostas devem contemplar quatro eixos temáticos: governança, participação social e diálogo federativo; financiamento do desenvolvimento regional; desigualdades regionais e critérios de elegibilidade e vetores de desenvolvimento regional sustentável.


Governador pede apoio para o desenvolvimento da atividade portuária em Alagoas     
O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu na manhã de quarta-feira (12) o Governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela, para tratar de algumas questões referentes ao desenvolvimento do Porto de Maceió. Segundo o Governador, é necessário potencializar o Porto, pois há uma perspectiva de um grande crescimento para o Estado.
Vilela relatou que Alagoas vem recebendo investimentos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, existe um projeto que está em andamento para um estaleiro em Coruripe, município que fica ao Sul de Alagoas, uma possível instalação de uma mineradora à 70 km do local e a criação de um Polo Naval. “Isso tudo somado a duplicação da BR 101, irá exigir o crescimento do Porto de Maceió”, frisou Vilela.


Empresa anuncia investimento de 6,5 milhões em Alagoas
Fábrica de soluções plásticas, Glastec, vai ampliar linhas de produção com unidade fabril no Polo José Aprígio Vilela
A empresa Glastec, que atua em Alagoas desde 1991 na produção de soluções plásticas reforçadas com fibra de vidro (PRFV), vai ampliar sua capacidade produtiva com uma nova unidade fabril localizada no Polo José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro. O anúncio foi feito ao secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, pelo diretor-presidente da Glastec, Manoel Marques, em reunião realizada na sede da empresa na última segunda-feira (10).
Com investimentos da ordem de R$ 6,5 milhões, a nova fábrica terá sua produção direcionada para linhas de tubos e conexões para aplicações e off-shore. A Glastec vai oferecer 30 novos postos de emprego em Alagoas e pretende incrementar seu faturamento anual em até 20% com o funcionamento da unidade, que ocupará uma área total de 6 mil m².


Bens de capital terão prazo de depreciação menor
O governo implementará a depreciação acelerada de bens de capital, a fim de estimular a aquisição desse tipo de bem por empresários. Em lugar da depreciação em dez anos, vigente para a maior parte dos produtos dessa espécie, o prazo será reduzido para cinco anos.
O anúncio foi feito hoje (13) pelo ministro Guido Mantega, como parte de um pacote de medidas de estímulo ao aquecimento da economia.
Quando uma empresa adquire uma máquina, pode lançar parte do preço como despesa a cada ano. O lançamento diminui o lucro e, portanto, resulta em queda no Imposto de Renda recolhido. De acordo com Mantega, o governo espera, com isso, acelerar a compra de bens de capital até o final do ano.
A renúncia fiscal prevista com a medida, para 2013, é R$ 1,374 bilhão. O total de renúncia fiscal em cinco anos será R$ 6,755 bilhões.


‘Forbes’: Brasil tem duas empresas entre 100 mais inovadoras do mundo
A revista Forbes elaborou uma lista das empresas mais inovadoras do mundo. Das cem companhias citadas, duas são brasileiras: a Brasil Foods (em 54º lugar), criada a partir da fusão entre Perdigão e Sadia, e a Ultrapar Participações (56º), que é dona de parte da Ultragaz, da Ipiranga e da Ultracargo.
A revista classifica as empresas pelo indicador que ela chama de “prêmio de inovação”. Esse índice busca calcular quanto a expectativa de inovações de uma empresa aumenta o preço de suas ações. No caso da Salesforce, por exemplo, o prêmio de inovação é de 73%, segundo a Forbes. Ou seja, a expectativa dos investidores de que a companhia melhore seus resultados por meio de inovações, diz a revista, elevou em 73% o preço das ações.


Brasil é referência em políticas sociais e macroeconômicas
As políticas de fomento à produção, à demanda e à distribuição de renda desenvolvidas no Brasil se tornaram referência global, mesmo para as grandes economias. A avaliação foi feita ontem (12) pelo economista da Agência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (cuja sigla em inglês é Unctad), Alfredo Saad Filho, ao comentar o Relatório de Comércio e Desenvolvimento 2012 da entidade.


Empresas revelam intenção de ampliar a utilização de cabotagem     
Movimentando menos de 10% da carga nacional, o transporte por navio pela costa do País (cabotagem) tem demanda para crescer. Segundo estudo do Ilos - Instituto de Logística e Supply Chain -, 68% dos usuários de transporte de cargas pretendem aumentar o volume movimentado por cabotagem nos próximos dois anos. Foram ouvidas 100 companhias de variados portes e setores. Entre os entrevistados que preveem expansão, a intenção é elevar o volume de carga em 36%, na média.
De acordo com o levantamento, a rota com maior potencial de ampliação no Brasil é Manaus-Santos-Manaus. A capital do Amazonas, sede da Zona Franca, não possui acesso por estradas desde o Sudeste. Em 2011, foram movimentados 193 milhões de toneladas por cabotagem, após um incremento médio de 4% ao ano desde 2004. No entanto, para seguir crescendo, será preciso ampliar a infraestrutura, tanto com mais portos quanto com terminais associados e ferrovias e rodovias de acesso, na visão do diretor de negócios do Ilos, João Guilherme Araujo.


Vendas da Audi AG cresceram 14,9% em agosto
A Audi continua crescendo em todas as regiões do mundo. As vendas de agosto, comparadas ao mesmo mês do ano anterior, registraram um aumento de cerca de 15% para 108.100 automóveis entregues. Isso significa que, desde janeiro, aproximadamente 961.000 clientes escolheram um modelo da marca Audi, um incremento de 12,7%.


Grupo Carlyle adquire controle da Tok&Stok
A gestora de ativos The Carlyle Group anunciou hoje a compra de 60% da Tok&Stok. O Carlyle adquiriu o controle dos fundadores Ghislaine Dubrule e Régis Dubrule, que manterão participação de 40% na empresa. Ghislaine será a CEO da Tok&Stok. 
Os recursos para esse investimento virão do fundo Carlyle South America Buyout Fund, com ativos superiores a US$ 775 milhões e assessorado pelo time de profissionais do Carlyle em São Paulo, e do fundo FIP Brasileiro de Internacionalização de Empresas (FBIE), com ativos superiores a R$ 360 milhões e assessorado conjuntamente pelo Carlyle e pelo Banco do Brasil. A transação está sujeita a aprovação do CADE. A expectativa é de que seja finalizada no quarto trimestre de 2012.
Fundada em 1978 e com sede em Barueri (SP), a Tok&Stok vende uma ampla gama de móveis e objetos de decoração. Em 2011, as vendas da empresa atingiram cerca de R$ 1 bilhão em 35 lojas espalhadas em 12 estados do país, empregando 3.300 funcionários.


CNA recebe investimento de US$ 68 milhões de fundo de private equity
Com o aporte, a meta é dobrar o tamanho da rede nos próximos cinco anos. Atualmente, a franquia é uma das maiores escolas de idiomas no Brasil com mais de 500 escolas
O fundo de private equity Actis fez um aporte de US$ 68 milhões na rede de ensino de idiomas CNA. Com o investimento, a rede pretende dobrar de tamanho nos próximos cinco anos. Atualmente, a franquia é uma das maiores escolas de idiomas no Brasil com mais de 500 escolas.
“Estamos ansiosos com a parceria, com a experiência da Actis no setor da educação pretendemos estabelecer um dos melhores padrões de governança corporativa na indústria de franquias do Brasil”, declarou o CEO da CNA, Décio Pecin, em nota.


Cultura Inglesa faz divulgação em condomínios de luxo
Iniciativa da escola de idiomas foi feita pela primeira vez no Rio de Janeiro e tem o objetivo de captar novos alunos para unidade da Barra da Tijuca
A Cultura Inglesa realizou uma ação em condomínios luxuosos da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A iniciativa da escola de idiomas tem o objetivo de captar novos alunos da região carioca e foi feita com a distribuição de folhetos informativos sobre a instituição. Os moradores dos conjuntos residenciais Mandala, Santa Mônica e Santa Marina, também receberam das promotoras um vale-desconto para as matrículas na unidade. A ação teve a parceria da Mídia em Foco.

Fonte: C2 Consultoria