O Homem, até os 20 anos:       
Se equipara ao Avião de Papel. Apenas vôos rápidos, de curto alcance e duração.                
O Homem, Dos 20 aos 30:       
Se equipara ao Caça Militar. Sempre a postos, 7 dias por semana. Ataca qualquer objetivo.        Capaz de executar várias missões, mesmo quando separadas por curtos intervalos de tempo.                
Dos 30 aos 40:       
Aeronave Comercial de vôos internacionais. Opera em horário regular. Destinos de alto nível.        Vôos longos, com raros sobressaltos. A clientela chega com grande expectativa; ao final, sai cansada, mas satisfeita.                
Dos 40 aos 50:       
Aeronave Comercial de vôos regionais. Mantém horários regulares. Destinos bastante conhecidos e rotineiros. Os vôos nem sempre saem no horário previsto, o que demanda mudanças e adaptações que irritam a clientela.                
Dos 50 aos 60:       
Aeronave de Carga. Preparação intensa e muito trabalho antes da decolagem. Uma vez no ar, manobra lentamente e proporciona menor conforto durante a viagem. A clientela é composta majoritariamente por malas e bagulhos diversos.                
Dos 60 aos 70:        
Asa Delta. Exige excelentes condições externas para alçar vôo. Dá um trabalho enorme para decolar e, depois, evita manobras bruscas para não cair antes da hora. Após a aterrissagem, desmonta e guarda o equipamento.                
Dos 70 aos 80:       
Planador. Só voa eventualmente e com auxílio. Repertório de manobras extremamente limitado.  Uma vez no chão, precisa de ajuda até para voltar ao hangar.                
Após os 80:       
Modelo em escala. Só enfeite.
 
