Um Blog com Vários Assuntos para Você Ler!

Dica de Livro: "O Mundo é Plano" - Thomas Friedman

O livro descreve como o processo de globalização se desenvolveu ao longo da história e quais as características dessa evolução. O autor conclui que o mundo está se tornando cada vez mais plano se referindo à redução das distâncias ocasionada pela influência da tecnologia e o aumento da velocidade das comunicações – estes avanços tecnológicos provenientes da ampliação da globalização, que tem reduzido a distâncias entre povos e por consequência, suas diferenças.

Um investimento maciço global em tecnologia a partir do início dos anos 90, quando houve uma difusão na informática, a ampliação nas instalações de conectividade em banda larga combinado com uma contínua redução nos preços dos computadores, tornaram-se fatores de convergência, que aproximaram povos distantes e aceleraram o efeito de planificação do mundo.

A idéia de um mundo plano contém os aspectos positivo e o negativo. O positivo é o fato de haver maior intercâmbio de conhecimento, e a velocidade do trânsito das informações no mundo, porém o lado negativo favorecer entre outras coisas a expansão do terrorismo.

O livro divide o processo de globalização em três etapas: a primeira corresponde ao período dos descobrimentos iniciados em 1492 (descobrimento da América) e vai até 1800, com o predomínio do uso da força pelos países; a segunda etapa compreende o período de 1800 a 2000 (sendo interrompido pela Grande Depressão de 1929 e pelas duas guerras mundiais), caracterizando-se pela expansão das multinacionais; a terceira se iniciou em 2000 e prossegue na era atual.

A etapa atual do processo de globalização se caracteriza pela transferência de atividades consideradas inferiores na cadeia de valor para outros países, como por exemplo a Índia, a China e o México. Esse movimento é conhecido como offshoring e segue a lógica dos mercados, de buscar a realização do trabalho onde ele puder ser feito de forma mais eficaz, eficiente e ao menor custo. Essa tendência revela que as relações de trabalho no mundo plano estão em transformação.

Thomas Friedman é jornalista e escritor, colunista do "The New York Times" e ganhador de 3 prêmios Pulitzer.